CONHEÇA OS LABORATÓRIOS RECONHECIDOS PELA REDE METROLÓGICA RS

Escrito por Paula Fernanda Ramos Baptista em 28/02/2019

Qual a diferença entre reconhecimento de competência técnica pela Rede Metrológica e acreditação de laboratórios pela CGCRE do INMETRO?

O único órgão acreditador oficial no Brasil é a CGCRE do INMETRO. Os laboratórios acreditados têm seus laudos aceitos internacionalmente, pois a CGCRE possui o reconhecimento do ILAC e é signatário do acordo de reconhecimento mútuo internacional. Laboratórios reconhecidos são aceitos em âmbito nacional. A escolha pela acreditação ou reconhecimento vai depender do mercado onde o laboratório está inserido e de quais são as exigências de seus clientes.

 

A Rede Metrológica RS realiza calibrações e/ou ensaios?

Não. A Rede Metrológica RS não é um laboratório. A Rede reconhece a competência técnica de laboratórios de calibração e ensaios. Para conhecer os laboratórios que são reconhecidos acesse o link “Laboratórios Reconhecidos” em nosso site.

 

Um laboratório pode ser acreditado pela CGCRE do INMETRO e Reconhecido pela Rede ao mesmo tempo?

Sim. Neste caso existem 2 possibilidades:

Opção 1) O laboratório é acreditado pela CGCRE do INMETRO e associado na Rede Metrológica RS. Neste caso, o laboratório é automaticamente reconhecido pela Rede (sem necessidade de avaliação adicional).

Opção 2) O laboratório é acreditado pela CGCRE do INMETRO e deseja avaliar um escopo (diferente do acreditado) pela Rede Metrológica RS. Neste caso, o laboratório será “misto”, sendo avaliado pela CGCRE do INMETRO e Rede Metrológica RS. O único detalhe é que a Rede realizará somente uma avaliação técnica, não avaliando os requisitos da Direção, que já foram considerados na acreditação.

 

LABORATÓRIOS RECONHECIDOS