REDE METROLÓGICA RS - 25 ANOS EM 2017

Escrito por Paula Fernanda Ramos Baptista em 18/04/2017

FUNDAÇÃO REDE METROLÓGICA RS – 25 ANOS

A Rede Metrológica RS, pioneira entre as demais Redes Estaduais existentes no País, foi criada por iniciativa conjunta do sistema FIERGS/SENAI e a Comunidade Científica e Tecnológica do Estado do Rio Grande do Sul. Desde 1992, vem articulando parcerias, indispensáveis, para viabilizar a execução de suas metas.

As últimas décadas testemunharam radicais mudanças econômicas e sociais no mundo e em especial no Brasil. O avanço da globalização efetivou a abertura da economia brasileira para o mundo, com a queda das restrições às importações. Essa onda de mudança deflagrou um movimento através de todas as empresas em direção a padrões mais elevados de qualidade e produtividade. A Rede Metrológica RS foi criada para prover suporte metrológico aos programas de qualidade das empresas. Desde sua concepção, a Rede se abriu para a participação de todos os interessados da área produtiva e de serviços, de universidades, centros de pesquisa e órgão públicos.

Seu objetivo é o de “Ser reconhecida pela sociedade como fornecedora, com nível de excelência, de soluções em metrologia para a qualidade com sustentabilidade”.

Todo o trabalho técnico e de planejamento é feito por profissionais, especialistas em metrologia nas mais diversas áreas do conhecimento, com e sem vínculo empregatício, cuja participação ora voluntária, ora remunerada, formam seu corpo de trabalho.

Uma tendência é de a administração pública ter o apoio das entidades privadas, localizando competências específicas e desenvolvendo termos de cooperação, parcerias, contratos e convênios com o intuito de obter com maior brevidade os resultados esperados. Outra tendência é o crescimento do “terceiro setor” – nem público nem privado – representado pelas ONG’s que se habilitam a gerenciar sistemas de interesse públicos operando como organizações privadas.

A Rede Metrológica RS é fruto do seu tempo e personifica ambas tendências. È uma organização intimamente identificadas com as necessidades e aspirações da comunidade empresarial e tecnológica brasileira. E também é uma ONG que assume o papel público, ao estruturar e apoiar a melhoria do ambiente metrológico no país, operando sob estatutos estritamente privados.

Um ponto adicional muito importante desse modelo é que ele é autoconfigurado, isto é, as entidades interessadas são reunidas para decidir por si próprias os modos e meios de se organizarem de acordo com seu interesse. Por essa mesma via, seus processos de gestão podem contar com um alto grau de participação e envolvimento da parte dos seus membros.

Vinte e cinco anos de experiência e um sistema da qualidade, certificado desde 1997, atualmente em conformidade com a norma ISO 9001:2008, com o escopo “Avaliação e Reconhecimento de Competência de Laboratórios de Calibração e de Ensaios, Provisão de Programas de Comparações Interlaboratoriais/Materiais de Referência, Formação de Avaliadores de Laboratórios e  execução  de cursos”. A Rede Metrológica RS vem conquistando cada vez mais a confiança do setor produtivo e se consolidando como referência segura para a qualidade da Metrologia no Rio Grande do Sul, e no Brasil.