Oficina Analítica - 2º Ensaio de Proficiência por Comparação Interlaboratorial da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais

Escrito por Paula Fernanda Ramos Baptista em 02/12/2016

Entre 29 e 30 de novembro, em Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) sediou a Oficina do 2º Ensaio de Proficiência por Comparação Interlaboratorial da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais. Realizado em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e com a Rede Metrológica do Rio Grande do Sul. Participaram do evento representantes de órgãos gestores de meio ambiente e de recursos hídricos e representantes de 33 laboratórios de 23 unidades da Federação que monitoram a qualidade de água.

O evento teve como objetivos determinar o desempenho individual dos laboratórios para os ensaios propostos, monitorar tal desempenho e identificar diferenças entre laboratórios. A Oficina também buscou agregar valor ao controle da qualidade dos laboratórios e permitir que eles identifiquem e solucionem problemas de análise de qualidade de água.

Este evento atende ao Manual Operativo do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA), documento que estabelece a necessidade de implementação de boas práticas laboratoriais – como a definição de Protocolos Operacionais Padrão para análises dos parâmetros previstos na Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade da Água (RNQA). O evento também faz parte das atividades da ANA como Ponto Focal Nacional do programa PNUMA GEMS/Water, cujo objetivo é desenvolver as redes de monitoramento de qualidade da água em escala global.


O 2º Ensaio de Proficiência por Comparação Interlaboratorial da RNQA teve início em 3 e 4 de outubro em São Paulo. Na ocasião, os laboratórios das instituições estaduais que monitoram a qualidade da água puderam coletar amostras de água na represa Guarapiranga, que foram encaminhadas para análises nos respectivos laboratórios. No evento desta semana, os resultados das análises puderam ser debatidos com os participantes.

http://www2.ana.gov.br/Paginas/imprensa/noticia.aspx?id_noticia=13129

Fonte: ASCOM/ANA